Menu

domingo, 19 de junho de 2011

Lontra




Nome científico: Lontra longicaudis

Distribuição geográfica: América Central e
América do Sul
Habitat: Rios e Lagos
Hábitos alimentares: Carnívora

Normalmente, os machos são maiores que as fêmeas.
A coloração da parte superior varia do marrom claro ao escuro, a pelagem é curta, macia, porém bastante densa. Alimenta-se de peixes, crustáceos, anfíbios, répteis e, ocasionalmente de aves e mamíferos. Quando está caçando tem por hábito pegar o alimento e comer na beira do rio.

As lontras tem hábitos crepusculares e noturnos por esse motivo durante o dia prefere dormir entre pedras ou ocos de árvores próximo aos rios.
O grupo social consiste em uma fêmea adulta e filhotes jovens. O macho não vive em grupos e junta-se à fêmea somente em épocas reprodutivas. Quando isso acontece os machos marcam o seu território com urina através de glândulas secretoras. A gestação é de 60 dias com o nascimento de 1 a 6 filhotes. A fêmea dá cria a seus filhotes na terra ou em pedras. Os filhotes chegam a pesar de 120 a 160 g e desmamam com 6 meses de idade.

Atingem a maturidade sexual com 2 anos, a longevidade em cativeiro chega a 25 anos. A lontra está na lista do Cites apêndice 1 e isto significa que pertence a lista dos animais ameaçados de extinção.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Jupará


Nome científico: Potos flavus
Ordem: Carnívora
Família: Procyonidae
Nome popular: Jupará

Distribuição geográfica: da região leste do México até
o estado de Mato Grosso, no Brasil

É parente próximo do quati e mão-pelada (todos da mesma família, Procyonidae), mas difere de ambos por possuir longa cauda preênsil, que o auxilia na locomoção como um quinto membro, orelhas curtas e língua fina e alongada, utilizada na captura de insetos, mel e néctar
Percorrem rotas no território, que são marcadas pelo próprio animal, utilizando glândulas localizadas no tórax e abdômen.

Alimenta-se principalmente de frutos, mas complementam a dieta com sementes, flores, mel, pequenos besouros, larvas de inseto e folhas novas. Devido a se alimentarem de flores, são considerados bons polinizadores. Em cativeiro é oferecido frutas (banana, maçã, laranja e mamão), vegetais (batatas, cenouras e beterraba), carne bovina, além de ovos e melaço de cana.

A época de nascimento dos filhotes é de janeiro e fevereiro, agosto e setembro. O período de gestação varia entre 98 a 120 dias, podendo nascer de 2 a 4 filhotes.