Menu

domingo, 25 de setembro de 2011

Gambá

                                                           



                                                               Nome popular: Gambá

Nome científico: Didelphis sp
Distribuição geográfica: Sudeste do Canadá ao sul da Argentina
Habitat: Florestas
Hábitos alimentares: Onívoro
O gambá possui um líquido fétido produzido por glândulas odoríferas que é utilizado como meio de defesa quando perturbado. Outra estratégia para escapar dos perigos é o comportamento de fingir-se de morto até que o atacante desista.

Alguns gambás são imunes ao veneno de serpentes, incluindo as jararacas, cascavéis e corais, podendo atacá-las e ingeri-las.

A maioria das espécies possui hábitos noturnos e uma dieta onívora, que pode incluir frutos, artrópodes, nectar e pequenos vertebrados.

Apresentam garras em todos os dedos, exceto no dedo opositor das patas posteriores usado para agarrar e escalar galhos. Apresentam vibrissas (pelos sensoriais) bastantes desenvolvidas. A cauda é geralmente longa e preênsil.

A fêmea possui uma bolsa marsupial, onde se alojam os filhotes que nascem prematuros após um curto período de gestação, e ficam fixos as mamas até completarem seu desenvolvimento. Os filhotes mais velhos podem ser transportados nas costas da mãe.
Alem das áreas de mata que habitam, ocorre também em regiões próximas a habitações humanas, entrando em chácaras, quintais... e até mesmo sobrevive em grandes centros urbanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário